Correio Popular Notícia


ELEIÇÕES 2014
Confúcio Moura quer priorizar educação

Data da notícia: 03/10/2014
Foto:

(Por Mary Camata) O candidato ao Governo de Rondônia do PMDB pela coligação ?Rondônia no Caminho Certo?, médico Confúcio Moura, que concorre à reeleição, foi o terceiro candidato a ser entrevistado pelo Jornal Correio Popular. O convite foi feito a todos os candidatos e suas coligações no final do mês passado, sendo que somente alguns candidatos e assessores mantiveram contato com a redação do jornal. Foram discutidas com todos os candidatos as mesmas perguntas sobre Segurança, Saúde, Educação e Infraestrutura, com o objetivo de ajudar os eleitores a decidirem quem escolher para votar no pleito que ocorrerá dia 5 de outubro.

CP - Quais serão suas prioridades ser for eleito governador de Rondônia?
Confúcio ? A principal prioridade é entregar o Hospital de Urgência e Emergência em Porto Velho. Um hospital grande com aproximadamente 260 leitos e que vai substituir o hospital João Paulo II que serviu muito, mas hoje já não está mais atendendo a demanda e é o ponto que a gente recebe mais críticas no nosso Governo. Outra prioridade é melhorar a produção do estado de Rondônia, recuperar as áreas de pastagens degradadas, substituir os pastos velhos por lavouras perenes para mais tarde voltar a ser pastagem rentável e fértil. Utilizar a produção do calcário de Pimenta Bueno, maquinários e fertilizantes. Vamos dar muita atenção também à iniciação esportiva. Já temos dinheiro para estimular a prática esportiva no nosso Estado. Na cultura acabamos de entregar um Teatro lindo na capital que vai movimentar o circuito de eventos em Rondônia.

CP ? Quanto a Ji-Paraná, a segunda maior cidade de Rondônia, quais suas propostas para os problemas que Ji-Paraná enfrenta como Aeroporto e Caerd?

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20141003-131.jpg[/IMG] Confúcio ? Estamos investindo R$ 179 milhões em esgoto sanitário. Sei que isso não fica perto do 100%, porém, a água será 100% e as obras já estão em andamento em Ji-Paraná. Então em matéria de água e esgoto, Ji-Paraná será autossuficiente e resolvido com isso, a Caerd terá que se ajustar e se modernizar para dar conta e ser eficiente tanto nas cobranças como na entrega da água. A Caerd vai ter que passar por uma reestruturação profunda porque hoje a Caerd é a penúltima empresa de água do Brasil em ineficiência, porém, queremos que ela se torne uma empresa rentável, passando por um novo modelo de gestão.
Quanto ao aeroporto, ele já está no mapa da Anac em investimento. Fizemos uma pista em um período de 50 dias e reestabelecemos os voos que estavam paralisados. Todo o investimento na sala de recepção, de desembarque, banheiros e segurança, todos esses recursos serão investimentos grandes da Agência Nacional de Aviação Civil e todos os deputados de Rondônia defendem muito os investimentos para o aeroporto.

CP ? Quais são suas propostas para a saúde do estado?

Confúcio ? Em Ji-Paraná temos uma parceria com a prefeitura para transformar essas unidades de saúde bem localizadas em policlínicas. Em parceria vamos colocar médicos especialistas e todo o sistema de consultas será feito com grande eficiência. Queremos fazer essa rede de policlínicas em Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal e Vilhena. Ji-Paraná terá também uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que aliviará muito o hospital que em até 24h, o paciente sai do sufoco agudo e depois vai para casa ou para o hospital. Outro ponto é a rede de apoio de diagnósticos com laboratórios eficientes, agilizando a entrega de exames, facilitando o laudo médico.

CP ? Na área da Educação, qual seria sua proposta, tanto para os estudantes como para os professores?
Confúcio ? A única saída possível e mais rápida é a gente fazer um acordo com o Tribunal de Contas. Por exemplo, faltou um professor de matemática em uma escola aqui em Ji-Paraná, se for esperar concurso, essa escola vai ficar dois anos sem professor. A única alternativa é a escola contratar por carteira assinada. O Estado passa o dinheiro e a escola contrata o professor disponível.
Não adianta a gente querer fazer educação de qualidade sem professor bem pago. O professor está ali ralando dia e noite para ganhar pouco, isso tem que ser melhorado. O Brasil vai acabar entrando em um apagão de professor. Não tem outra saída, tem que melhorar o salário dos professores. A escola tem um modelo antigo, nosso professor é do século XX e o aluno é do século XXI, essa relação não funciona bem. Precisamos modernizar a escola, investir na capacitação do professor. Precisamos preparar esse professor. Já investimos na melhoria das escolas, colocamos ar condicionado, melhoramos a parte elétrica, mas ainda falta investir mais no professor.

CP ? Quais seriam os investimentos em políticas públicas para evitar que os jovens se envolvam com a criminalidade?
Confúcio ? Nossos jovens estão fora das salas de aula, principalmente dos jovens entre 14 e 17 anos. A juventude não está estudando. A maioria não consegue passar de ano e outros já desistiram, indo para a rua fazer nada. A salvação do Brasil é salvar o ensino médio, não temos geração para o futuro, nossa massa precisa estudar. De 100 crianças que entram no 1º ano, apenas 20% terminam o Ensino Médio e desses 20%, apenas 9% terminam o Ensino Superior. A educação é a base do Brasil e sem investir nela vamos continuar perdendo os jovens para a bandidagem. Precisamos proteger o cidadão, investindo na segurança e na inteligência.

CP - Para encerra, queria que o senhor falasse para os seus eleitores, o porquê votar em Pimenta de Rondônia?
Confúcio ? A minha candidatura de reeleição ela tem um pensamento em cima de princípios e fundamentos. Quero ver uma Rondônia grande, que prospera, mas sabemos que também existem os momentos de crise, mas nós vamos continuar trabalhando essa parte de infraestrutura, principalmente no frete e no transporte em Rondônia. Temos 16 portos, um público e 15 portos privados em Rondônia. Nosso porto em Porto Velho já movimenta mais de três milhões de cargas e descargas. Investir na energia farta e na ferrovia do futuro que virá daqui alguns anos, investir no nosso aeroporto internacional, na nossa agricultura, fazendo nossa terra produzir mais. Outro grande fundamento é o educacional. Podemos ser exemplar se fizemos com capricho e avançar na educação em frente ao Brasil. Vamos formar técnicos e pessoas competentes, investir no ser humano. O Governo presta serviços para o Estado e eu quero continuar prestando bons serviços para Rondônia.

Fonte:






Noticia vista 1548 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.